Estudo confirma: miopia está cada vez mais comum entre as crianças

Tendência mundial para uma maior prevalência da miopia entre as crianças tem sido uma constante e agravou-se após a pandemia, reforçando a necessidade de medidas preventivas e exames oftalmológicos.

Cada vez mais crianças precisam usar óculos e isso, em muito, relacionado com estilo de vida. Passar muito tempo em ambientes fechados durante a infância leva a uma maior propensão à miopia. Em simultâneo, o uso de tablets e smartphones nesta fase, tende a intensificar a situação.

Um novo estudo, publicado pela Associação Médica Americana, e conduzido por cientistas de Hong Kong e China, quantificou o agravamento ocular desencadeado pela pandemia. Em 2020, o crescimento do diagnóstico de miopia entre crianças de 6 anos foi de cerca de 29% e, em 2021, de cerca de 36%. Antes da pandemia, entre 2015 e 2019, a taxa de miopia mais alta foi de cerca de 6%.

Concluiu-se, então, que a prevalência da miopia aumentou significativamente durante a pandemia. Entretanto o estilo de vida não voltou aos níveis pré-coronavírus. Apesar de ser um dos poucos estudos pós-pandemia a serem publicados sobre o tema, ele é indicador de um processo que há muito tempo ocorre, e só foi exacerbado na crise de saúde mundial.
Se essa tendência continuar, metade da população mundial será míope em 2050.

Curiosidade: Atualmente, por exemplo, a taxa de miopia em Singapura é de cerca de 80% entre os jovens adultos. O local é conhecido como a “capital mundial da miopia”.
Na Oftalmocenter pode fazer o devido acompanhamento da evolução da miopia com equipamentos adequados e médicos especialistas.

Publicaremos alguns conselhos importantes para as crianças com miopia ou com risco de ter.